quinta-feira, setembro 20, 2007

O seu a seu dono...

A Odele Souza enviou-me, já em no pretérito mês de Agosto, a verdade sobre o texto que publiquei e que me haviam enviado por e-mail, cuidando eu tratar-se do original da autoria da senhora Adriana Vandoni.
Assim não era, pelo que aqui fica a correcção e o texto verdadeiro, acompanhado do necessário pedido de desculpas. Se algum dano causei ao bom nome, imagem e honorabilidade da senhora em questão, assumirei as consequentes responsabilidades.




Nota de Esclarecimento
Por Adriana Vandoni


Circula pela internet um texto meu com o título adulterado. Quero aqui explicar aos leitores que o artigo “Presidente, vá se danar!” foi publicado no dia 25 de julho de 2005, portanto, há dois anos. Jamais escreveria um texto com o título tão chulo como na versão adulterada, não por puritanismo ou por respeito ao presidente, mas é que apesar de ter a certeza de que Lula merece cada um dos palavrões que brasileiros de bom senso e saco cheio, atribuem a ele, eu não sou Marta Suplicy, não vulgarizo para criticar.Agradeço a todos os mais de 30 mil e-mails que já recebi e que ainda estou recebendo, tanto os de apoio como os críticos, com esse eu me compadeço. Aos muitos brasileiros que sentiram no texto um grito de todos e que se expressaram penhorando apoio, meu muito obrigada.O artigo, como tem dois anos, está defasado diante de tantos escândalos de corrupção envolvendo os homens do presidente Lula, diante de tanta incompetência e falta de responsabilidade, diante de tamanha covardia que ele vem demonstrando à nação. Por tudo isso, continuo com o firme propósito de mandar o Presidente se danar.Presidente, vá se danar!24 de julho de 2005 - Jornal A Gazeta - Edição Nº 5046Não sei se é desespero ou ignorância. Pode ser pelo convívio com as más companhias, mas eu, com todo o respeito que a "Instituição" Presidente da República merece, digo ao senhor Luis Inácio que vá se danar. Quem é ele para dizer, pela segunda vez, que tem mais moral e ética "que qualquer um aqui neste país"? Tomou algumas doses a mais do que o habitual, presidente?Esta semana eu conheci Seu Genésio, funcionário de um órgão público que tem infinitamente mais moral que o senhor, Luis Inácio.Assim como o senhor, Seu Genésio é de origem humilde, só estudou o primeiro grau e sua esposa foi babá. Uma biografia muito parecida com a sua, com uma diferença, a integridade. Ao terminar um trabalho que lhe encomendei, perguntei a ele quanto eu o devia. Ele olhou nos meus olhos e disse:- Olha doutora, esse é o meu trabalho. Eu ganho para fazer isso. Se eu cobrar alguma coisa da senhora eu vou estar subornando. Vou sentir como se estivesse recebendo o mensalão.Está vendo senhor presidente, isso é integridade, moral, ética, princípios coesos. Não admito que o senhor desmereça o povo humilde e trabalhador com seu discurso ébrio.Seu Genésio, com a mesma dificuldade da maioria do povo brasileiro, criou seus filhos. E aposto que ele acharia estranho se um dos quatro passassem a ostentar um patrimônio exorbitante, porque apesar tê-los feito estudar, ele tem consciência das dificuldades de se vencer. No entanto, Lula, seu filho recebeu mais de US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de uma empresa de telefonia, a Telemar. E isso, apenas por ser seu filho, presidente! Apenas por isso e o senhor achou normal. Não é corrupção passiva? Isso é corrupção Luis Inácio! Não é ético nem moral! É imoral!E o senhor acha isso normal? Presidente, sempre procurei criar os meus filhos dentro dos mesmos princípios éticos e morais com que fui criada. Sempre procurei passar para eles o sentido de cidadania e de respeito aos outros. Não posso admitir que o senhor, que deveria ser o exemplo de tudo isso por ser o representante máximo do Brasil, venha deturpar a educação que dou a eles. Como posso olhar nos olhos dos meus filhos e garantir que o trabalho compensa, que a vida íntegra é o caminho certo, cobrar o respeito às instituições, quando o Presidente da República está se embriagando da corrupção do seu governo e acha isso normal, ético e moral?Desafio o senhor a provar que tem mais moral e ética que eu!Quem sabe "vossa excelência" tenha perdido a noção do que seja ética e moralidade ao conviver com indivíduos inescrupulosos, como o gangster José Dirceu (seu ex-capitão), e outros companheiros de partido, não menos gangsteres, como Delúbio, Sílvio Pereira, Genoíno, entre outros.Lula, eu acredito que o senhor não saiba nem o que seja honestidade, uma prova disso foi o episódio da carteira achada no aeroporto de Brasília. Alguém se lembra? Era início de 2004, Waldomiro Diniz estava em todas as manchetes de jornal quando Francisco Basílio Cavalcante, um faxineiro do aeroporto de Brasília, encontrou uma carteira contendo US$ 10 mil e devolveu ao dono, um turista suíço. Basílio foi recebido por esse senhor aí, que se tornou presidente da república. Na ocasião, Lula disse em rede nacional, que se alguém achasse uma carteira com dinheiro e ficasse com ela, não seria ato de desonestidade, afinal de contas, o dinheiro não tinha dono. Essa é a máxima de Lula: achado não é roubado.O turista suíço quis recompensar o Seu Basílio lhe pagando uma dívida de energia elétrica de míseros 28 reais, mas as regras da Infraero, onde ele trabalha, não permitem que funcionários recebam presentes. E olha que a recompensa não chegava nem perto do valor da Land Rover que seu amigo ganhou de um outro "amigo".Basílio e Genésio são a cara do povo brasileiro. A cara que Lula tentou forjar que era possuidor, mas não é. Na verdade Lula tinha essa máscara, mas ela caiu. Não podemos suportar ver essa farsa de homem tripudiar em cima na pureza do nosso povo. Lula não é a cara do brasileiro honesto, trabalhador e sofrido que representa a maioria. Um homem que para levar vantagem aceita se aliar a qualquer um e é benevolente com os que cometem crimes para benefício dele ou de seu grupo e ainda acha tudo normal! Tenha paciência! "Fernandinho beira-mar", guardando as devidas proporções, também acha seus crimes normais.Desculpe-me, 'presidente', mas suas lágrimas apenas maculam a honestidade e integridade do povo brasileiro, um povo sofrido que vem sendo enganado, espoliado, achacado e roubado há anos. E é por esse povo que eu me permito dizer: Presidente, vá se danar!

31 Comments:

Blogger Odele Souza said...

Manel,
A Internet tem disso, às vezes o que dizemos é passado adiante de forma deturpada. No caso, minha intenção, e sei que você compreendeu isto muito bem, foi informá-lo sobre o que realmente Adriana Vandoni escreveu, pois concordo totalmente com ela. É possível criticar sem vulgarizar, é possível protestar de forma elegante, sem a necessidade de usar termos chulos.
Quanto a eventual dano causado ao nome de Adriana Vandoni, não se preocupe Manel, você, como muitos outros, recebeu o texto com o título já modificado. Mas Manel, continuo concordando com o título de seu post anterior, Adrina é mesmo "Uma mulher com os ovários no sítio!" e corajosa sim. O que ela escreveu comprova isto.

Obrigada Manel e fique com meu carinho.

23 setembro, 2007 05:51  
Blogger Lúcia Laborda said...

Não há como negar tudo isso que foi dito. A verdade está cada vez mais clara. Houve um tempo em que ainda duvidava, mas contra fatos, não existem argumentos.
Beijos

27 setembro, 2007 04:48  
Blogger Elsa Sequeira said...

Convido-te a escrever uma CARTA POR DARFUR!
http://eu-estou-aki.blogspot.com

bjts

01 outubro, 2007 00:00  
Blogger Lúcia Laborda said...

Olá! Passei pra deixar beijinhos e votos de uma semana feliz!

01 outubro, 2007 05:23  
Blogger Barão da Tróia II said...

Seja lá o título que fr a verdade é só uma lá como por cáa "corja" de sangessugas chupistas é mais que muita.
Boa semana

01 outubro, 2007 21:49  
Blogger Isabel Filipe said...

como diz o Barão, o título será somente um pormenor ....


beijinhos e bom fim de semana

04 outubro, 2007 09:41  
Blogger Parvinha da Silva said...

Fodida ou danada são dois dos termos que poderia usar para o meu desencantamento.

Lula foi, durante anos, uma referência do meu ser, do meu estar. Mais uma desilusão do meu atávico espírito sebastiânico.

Um abraço apertado para ti, meu Amigo.

04 outubro, 2007 12:34  
Blogger Lúcia Laborda said...

Passei por aqui e deixei beijinhos...

04 outubro, 2007 14:49  
Blogger Paulo said...

Há muito tempo que não vinha fazer uma visita - de médico - ao meu amigo.
Hoje, porém, demorei-me um pouco mais na leitura atenta a este espaço.
Gostei do que li. O desassossego não me permite deixar um comentário longo... pois o fim de semana deixa-me sempre muito agitado..Risssssss.
Ainda assim, desejo-lhe um bom fim de semana.
Abraço.

06 outubro, 2007 03:30  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Amigo, muito do que recebemos, via net, hoje em dia tem de ser bem conferido pois muitas vezes se servem deste campo para lançar todo o tipo de atoardas .

Um abraço

09 outubro, 2007 13:47  
Anonymous Anónimo said...

Caro "Manel" aqui passei para ouvir a tua música e reler mais uma vez este texto.

Tira o azinute e passa por lá...

Abraço

09 outubro, 2007 22:07  
Blogger Lúcia Laborda said...

Passei por aqui e deixei beijinhos

11 outubro, 2007 05:23  
Blogger Adriana said...

Manel, vc não me causou dano algum, é claro q a versão adulterada às vezes me traz transtornos em forma de e-mails furiosos (rssss), mas faz parte, não é?
Obrigada pela forma carinhosa como vc apresentou a versão original.
grande abraço
Adriana Vandoni

14 outubro, 2007 03:51  
Anonymous Anónimo said...

Então, isto parou no tempo?

Ó "Manel" vamos a isso.

abraço da abelha Maia, sempre a zumbir

20 outubro, 2007 14:08  
Blogger Micas said...

Saudades de te ler...
Beijos

01 novembro, 2007 22:58  
Blogger Ana Luar said...

Nada poderá ser mais vulgar do que um presidente que fez um povo acreditar... para no momento seguinte lhes puxar o tapete estendido. Os termos usados no texto não passam de isso mesmo "termos"... pk a vulgaridade, está na atitude chulista de alguém que usa a mentira em beneficio próprio.

09 novembro, 2007 10:29  
Blogger Paulo said...

Bom fim de semana.
Abraço

23 novembro, 2007 01:22  
Blogger Menina Marota said...

Com um tempinho disponível, corri a visitar-te meu Amigo e para além de ler o esclarecimento acerca do texto da Adriana, sinti a falta dos teus textos tão carregados de sensibilidades.
Para quando a tua volta?
Um abraço carinhoso e que esteja tudo BEM contigo.

02 dezembro, 2007 12:32  
Blogger Isabel Filipe said...

há tanto tempo sem dar notícias ...

está tudo bem contigo????

_____________________________


porque julgo que será assunto do teu interesse

Petição em Prol das Crianças Vítimas de Abusos Sexuais

vê no meu Blog pfvr

bjs e continuação de bom domingo

02 dezembro, 2007 17:08  
Blogger lena said...

passei como sempre o faço

mas hoje quebrei o silêncio para te dizer que tenho saudades de te ler

um abraço meu, sempre com muita ternura meu querido amigo

um beijo

lena

02 dezembro, 2007 19:03  
Anonymous Anónimo said...

Já é tempo de sentir o teu pensar de novo!

Deixo-te um recadinho:
DIREITOS DOS AUTISTAS

Esta cimeira UE/África foi muito importante para o mundo. Também tem que merecer uma reflexão para os cidadãos diferentes e famílias deste país. Os Direitos Humanos foram constantemente referidos por governantes, sobejamente repetido por José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal.
É hora de se lembrarem e concretizarem, o mais possível, os direitos das pessoas com Autismo, devidamente consignados como Carta para as Pessoas com Autismo, adoptada sob forma de Declaração escrita, em 9 de Maio de 1996, pelo Parlamento Europeu.
Não sou muito a favor de abaixo-assinados, pouco resolvem, estão banalizados... Mas espero que os responsáveis governativos tomem um rumo nesta matéria, urgentemente, caso contrário, nós pais, os que não estamos encostados a nada, para lá da consciência de cidadãos e de pais de autistas, teremos que lutar por eles, de outra forma, demonstrando o teatro que se faz e vive em Portugal, nesta matéria, por aí...e por aqui!

Já visitaste:
http://comandosminho.blogspot.com

FELIZ NATAL

11 dezembro, 2007 11:56  
Blogger O Transmontano said...

Só para te deixar um abraço.

12 dezembro, 2007 12:40  
Anonymous Anónimo said...

Insisto e espero a tua prometida visita a Braga...

FELIZ NATAL COM AROMAS DE PORTUGAL

«No capítulo 9 de S. Lucas, encontramos a passagem seguinte:
Houve uma discussão entre os discípulos, sobre qual deles seria o maior, ao que Jesus respondeu, tomando nos seus braços uma criança: "a quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-me a mim; e quem me acolher acolhe quem me enviou. Na verdade quem for o mais pequeno entre vós, esse é que será o maior."
Com esta resposta de Jesus sobre a discussão de quem é o maior entre eles, podemos concluir que não é o forte nem o poderoso, nem aquele a quem os outros dão mais crédito que conta mais junto de Deus, mas aquele que está indefeso, que não está em condições de fazer nada com as suas forças. É grande quem, por amor ao próximo, se faz pequeno e deixa para o outro o primeiro lugar. Além disso, Jesus identifica-se com a criança, com o pequeno, e está a seu lado. Quem, na vida dá o lugar estas pessoas, dá o lugar a Jesus, ao próprio Deus que o enviou e se fez Menino (Jesus) por nosso amor.
Eis um modo novo de viver as relações nas nossas comunidades crentes e com as pessoas que lhe pertencem.
É verdadeiramente grande quem sabe acolher e dar espaço aos outros, sobretudo quem é mais fraco e não conta nada, porque esta é a grandeza de Deus, que se fez o mais pequenino de todos.
Enquanto o egoísmo faz com que me sirva de pessoas para sobressair e ter sucesso, o amor leva-me a acolher outro, a hospedá-lo no meu coração e na minha vida.
Uma comunidade (familiar ou social) que vive acolhendo os pequenos, os fracos, está livre para reconhecer com alegria os dons que Deus concede mesmo fora dela.
Ao contemplarmos na pobreza do presépio o Jesus Menino, o Deus feito criatura humana, é motivo para perguntarmo-nos qual a minha atitude na comunidade em que vivo? Procuro o meu prestígio pessoal ou de grupo, o sucesso pessoal ou empenho-me de verdade num serviço desinteressado, sobretudo a quem é fraco, sem recursos?
Será bom lembrar mais uma vez que mais tarde este Menino (Jesus) vais ensinar com o seu exemplo de que não veio para ser servido, mas para servir.
Na verdade, é importante na vida de cada um de nós de que é somente no serviço dos outros que está a verdadeira grandeza do homem.
Aproveito a oportunidade para, em nome da Direcção da Instituição, desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Boas Festas!»
"Padre Fonseca in revista Crescer na Creche"

Humildemente, com as palavras do Sr. Pe Fonseca, Presidente da Associação A Creche de Braga, da qual faz parte o Centro D. João Novais e Sousa, onde anda durante o dia o meu filho Bruno, a quem aqui, reconhecidamente, louvo o seu trabalho, e lhes retribuo os votos natalícios.
Resta-me desejar-vos, a todos os que aqui passam, um Feliz Natal, com um abraço fraterno aos autistas de Portugal e suas famílias.
Até lá...
Do Bruno, da Necas e do vosso Mário

15 dezembro, 2007 00:25  
Blogger Isabel Filipe said...

Manel,

Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2008.
Beijinhos
Isabel Filipe

21 dezembro, 2007 09:37  
Blogger Lúcia Laborda said...

Oie meu amigo! Passando para lhe desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo!
Beijos

23 dezembro, 2007 21:36  
Blogger Lúcia Laborda said...

Oie meu amigo! Passando para lhe desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo!
Beijos

23 dezembro, 2007 21:37  
Blogger Menina Marota said...

"Cada pessoa que passa pela nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós." Charlie Chaplin

Tu deixaste muito de ti, partilhaste memórias tuas que nunca vou esquecer.

Vim deixar-te um grande abraço carinhoso e desejar-te e aos teus um FELIZ NATAL e que o ano de 2008 concretize muitos dos teus sonhos.

Beijo ;)

24 dezembro, 2007 12:55  
Blogger O Transmontano said...

Para ti em especial e para todos os leitores e leitoras deste espaço, desejo um Natal com muita saúde e sorte.
Um abraço e um respeito muito profundo a todos.

24 dezembro, 2007 13:40  
Blogger Leonor C.. said...

Quando voltas, Manel? Tenho saudades dos teus textos. Espero que esteas bem.
Desejo-te um bom Ano Novo, com muita saúde e amor.
Gostaria de ver-te por aqui:

HOJE E AMANHÃ

Um grande abraço

29 dezembro, 2007 10:16  
Blogger ALG said...

Caro Manel, aqui tenho vindo sempre à espera de novidades. Espero que esta ausência não se deva a nada de grave e que esteja tudo bem!

Bom ano de 2008 e um grande abraço!

30 dezembro, 2007 21:55  
Blogger Isabel Filipe said...

que é feito de ti?


um muito feliz Ano Novo.


beijinhos

02 janeiro, 2008 11:06  

Enviar um comentário

<< Home