sábado, janeiro 19, 2008

Rapaces Fortuna Juvat *

Depois de ver em fotos a verdade que conheço e como não sou de agitar bandeirinhas, qual “Tonho da Lua”, nas vãs exaltações do orgulho militar traduzidas em paradas e desfiles, nem de alardear os já sem sentido discursos do poder político e das chefias militares, fui rebuscar a imprensa da época.
Na edição da TVNet, sobre um eventual capotamento de uma viatura dos COMANDOS, em meados no ano passado enquanto efectuava uma manobra de evasão durante uma emboscada efectuada pelos Talibans, o Ministro da Defesa Nacional declarou que "O Afeganistão é um teatro com riscos mas é também um teatro onde as Forças Armadas Portuguesas estão a servir com muito profissionalismo, estão preparadas para o trabalho que estão a desenvolver e têm sido muito elogiadas"
Não tenho a mínima dúvida que é assim.
Já da mesma forma responsável não qualifico o titular da pasta da Defesa, pois ao referir-se ao ataque a uma patrulha da 2ª Companhia de Comandos, sob comando da ISAF (Afeganistão), em que ficou ferido o 1º Sargento Barry, disse o seguinte:
"um incidente que não teve gravidade" - saldou-se em "dois dentes partidos".
Pois é senhor ministro, como os dentes não são seus, não esteve lá e não tem os tomates no sítio para estar onde estão aqueles que passam por essas situações, é fácil armar-se em duro e proferir atoardas Rambísticas, pensando para com os seus botões que “piripiri no cu dos outros para mim é chocolate!”.
Mencione antes aqueles que vão “voluntários” ou em alternativa lhes acabam com os contratos, ou em “mecos” que nunca saíram do Camp Wherehouse mas que recebem a maior condecoração, embora, gabe-se-lhe a persistência, tenham treinado afincadamente para se habituar à medalha através da observação, em várias perspectivas, das garrafas de Passport.
Mas o que aqui me traz hoje é outra coisa. Mais grave, muito mais grave. Trata-se do encobrimento da verdade que poderia gerar na opinião pública uma onda que redefinisse a nossa intervenção no Afeganistão. Porquê?
- Porque estando sobre administração da NATO continua a produzir 47% do Ópio que entra na Europa;
Porque o verdadeiro objectivo não é acabar com a Al Khaida, aliás, fontes desta organização dizem que é a própria CIA que guarda os campos de ópio, trata do processamento desta droga e coloca-a no mercado mundial a preços mais baixos do que a cocaína produzida na América do Sul, a fim de eliminar financeiramente os cartéis sul-americanos. Com o produto da venda financia a própria presença americana no Afeganistão. Whre is smoke…

Lê-se aqui que:

"Na sequência da emboscada, quando os Comandos portugueses efectuavam uma manobra evasiva, uma das viaturas capotou, provocando “ligeiras escoriações” em dois militares.
Os ferimentos não foram provocados pelas armas utilizadas pelos atacantes, que se supõe serem talibãs, mas pelas pancadas que os militares deram no interior da viatura quando esta se virou
." E aqui acontece o amém das chefias militares ao poder político. Em detrimento da verdade para com os seus homens, privilegiam a subserviência ao poder político.
Quem já viu “voar” RPG’s e os efeitos que eles causam sabe que o que aqui se passou foi que não houve capotamento nenhum, pelo menos nas fotos não há sinais dele. Houve sim foi RPG’s que não rebentaram porque das duas uma:
1 - Ou a distância do disparo foi muito curta e o motor de lançamento do foguete não armou o motor de voo e este a espoleta;
Ou,

2- O Taliban nem sequer removeu a capsula protectora da espoleta,

Ou ainda,
3- O material ainda é do tempo da presença russa no Afeganistão e, devido à extraordinária variação da amplitude térmica daquele país, o material deteriorou-se e, pura e simplesmente, e ainda bem, não detonou.

Se tivesse corrido mal, já sabemos que o capotamento seria a desculpa oficial.

Ajuízem por vós.


* Adapatação do lema dos Comandos - Audaces Fortuna Juvat, lendo-se:
A sorte protege os rapazes.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

MONS AMIS...

"Se serviste a Pátria e ela te foi ingrata, tu fizeste o que devias, ela o que costuma."
Padre António Vieira

Ficou para trás um semestre de desesperos, amores perdidos por morte e por impossibilidade da vida. Uma cascata de acontecimentos que exigiram retraimento, reflexão e serenidade.
Aos amores de juventude que se foram tristemente juntaram-se outros, únicos no seu tempo e forma, actuais até há bem pouco tempo e que quiseram partir. Impunha-se a retirada, o recolhimento para lamber as feridas e voltar retemperado após mais uma catarse. À perda de um amor passado juntou-se a rejeição do presente. Está superado.
Tudo se complicou no último semestre de 2007. Saúde, actividade profissional, alguns “amigos”, família, enfim, o espectro todo. Fiquei só e só ultrapassei o que havia para ultrapassar. Retorno, assim, a um espaço que me é querido e onde encontrei mensagens de preocupação pela minha ausência.
Estranho não é? Quem nada de mim conhece preocupa-se, outros, sabendo pelo que passava afastaram-se num resguardar individualista, cínico.
Virar de página…

Recebo um mail da Menina Marota, agora mesmo, de um IRMÃO DE ARMAS que a França também abandonou…aqui fica o seu relato e…
Mon vieux camarade la parole de cambrone…MERDE!
MONS AMIS...
Lá vai ele em busca do amigo que para traz ficou. Em intenso tiroteio, que obriga-o a lutar contra a fúria da pontaria do inimigo. Gritos, confusão de tantas imagens, morte à sua volta o amigo lá estendido, esperando por aquele outro amigo de verdade.
Guerra que não é sua, mas é composta de soldados humanos, e outros não, assim como em todo lugar.
Companheirismo real, abandono jamais existe para os verdadeiros amigos.
Lá vem ele com o amigo nas costas, o fuzil em riste respondendo o fogo dos snipers nas janelas escondidos.
Cheiro de morte, crianças entre os escombros, mulheres e homens gritando, aqui é Sarajevo. Amigos não abandonam outro amigo, e nem mesmo as pessoas que precisam de ti: VERDADEIRO SOLDADO.
Amigos não abandonam outros amigos em nenhuma circunstância, pena que a Pátria nossa mãe teve esta coragêm: ABANDONAR SEUS SOLDADOS em horas tão cruciais.
UM VIVA!!!!!! AOS MEUS COMPANHEIROS VIVOS, AQUELES QUE DE 60 SOMOS NÓS SOMENTE + 2 .
UM VIVA!!!! AS FORÇAS FRANCESAS POR ABANDONAR SEUS SOLDADOS EM OUTRAS TERRAS, DIZENDO QUE NÃO OS CONHECE OU CONHECERAM.
UM VIVA!!!! AOS MEUS SOLDADOS CAÍDOS QUE EM TODOS OS NATAIS LEMBRO-ME DE TODOS NA MESA DE NOSSA CASA.
UM VIVA!!!!! AOS BUROCRATAS COVARDES QUE ENTREGARAM SEUS SOLDADOS A PRÓPRIA SORTE.
VIVA!!!!! PRISTINA, SARAJEVO, BOSNIA HEZERGOVINA, SAIBAM SEUS POVOS QUE MOSTRAMOS NOSSA CORAGÊM, NOSSO ROSTO, E AGORA A VERGONHA DE TANTAS SELVAGERIAS QUE NOS FIZERAM VER. NÃO ME RESPONDAM QUE FOMOS VOLUNTÁRIOS, FOMOS SIM CORAJOSOS.
VERGONHA AOS NOSSOS BUROCRATAS QUE NÃO CONHECEM O CALOR DA BATALHA.
VERGONHA AOS NOSSOS BUROCRATAS, QUE ABANDONARAM SEUS SOLDADOS E QUASE OS CONDENAM EM OUTRAS TERRAS, QUANDO DIZEM NÃO CONHECER OS VALOROSOS E VERDADEIROS HOMENS QUE FORAM LUTAR REPRESENTANDO UMA NAÇÃO, UMA BANDEIRA.
NÃO PRECISAM NOS DAR DINHEIRO, BASTA NOS DIZER SOMENTE: MERCI E DAR-NOS A INTEGRIDADE E HONRA DA QUAL NOS RETIRARAM NOS PAPÉIS, MAS JAMAIS DE NOSSAS MEMÓRIAS. AS MEMÓRIAS DE UM CAPITÃO DE INFANTARIA PARA-QUEDISTA.


W B (Um camarada esquecido).